IA em Hollywood: A Controversa Proposta de Replicar Extras no Cinema 

Em um movimento que parece saído de uma trama futurística, estúdios de Hollywood propõem uma abordagem inovadora, mas potencialmente preocupante: usar a Inteligência Artificial para recriar atores extras. 

O panorama em questão envolve um pagamento único de cerca de $200 aos atores extras pelos direitos de usar suas imagens perpetuamente. Com isso, os estúdios pretendem recriar esses atores, conforme necessário, através da IA, ao invés de recontratá-los. Esta proposta envolve o escaneamento facial e corporal dos atores para capturar suas características. 

No entanto, essa ideia encontrou resistência significativa por parte do SAG-AFTRA, o principal sindicato de profissionais da mídia em Hollywood. O sindicato expressou sua oposição, salientando a falta de consentimento e compensação futura para os atores cujas imagens seriam usadas infinitamente em diversos projetos. 

A preocupação é palpável: enquanto atores renomados requisitam pagamentos elevados, atores extras – essenciais para dar vida e contexto às cenas – geralmente recebem em torno de R$ 1000 por dia. Muitos deles veem esse papel como uma porta de entrada para a indústria, permitindo-lhes ganhar experiência, fazer contatos e, eventualmente, ter uma carreira consolidada. 

O debate se estende além da mera compensação. Com o advento das plataformas de streaming e avanços tecnológicos, o modelo tradicional de renda para atores tem sofrido. A introdução de IA como uma ferramenta de substituição pode ser vista como uma ameaça existencial à subsistência dos atores. 

Enquanto a polêmica se desenrola, a indústria enfrenta uma paralisação sem precedentes desde os anos 1960. Tanto o SAG-AFTRA quanto o Writers Guild of America (WGA) estão em greve, reivindicando melhores salários e abordando preocupações relacionadas à substituição pela IA. 

Em meio a essa reviravolta, uma coisa é certa: a interseção da IA e da indústria cinematográfica trouxe à tona questões fundamentais sobre direitos, compensação e o futuro do entretenimento. Como essa história se desdobrará é incerto, mas é inegável que está moldando o futuro de Hollywood de maneiras nunca antes imaginadas. 

Outras publicações: