O 5G no Brasil: um ano de conquistas, desafios e a jornada que ainda nos espera

Quando a promessa do 5G chegou às nossas portas, trouxe consigo uma visão de futuro excitante e repleta de inovações. Agora, um ano após sua implantação no Brasil, é a hora de avaliarmos o impacto real dessa nova geração de internet móvel no nosso cotidiano, bem como nos setores de tecnologia e telecomunicações. 

O 5G, essa poderosa força invisível, não se trata apenas de uma melhoria incremental sobre as gerações anteriores de redes móveis. Ao contrário, representa uma verdadeira revolução que promete transformar a maneira como interagimos com o mundo digital. Utilizando um espectro de rádio mais avançado, que permite que um número sem precedentes de dispositivos acesse a internet móvel simultaneamente e oferece faixas de frequência significativamente mais altas, o 5G está preparado para impulsionar uma infinidade de inovações tecnológicas. 

Em menos de um ano, a implementação do 5G no Brasil tem mostrado um progresso impressionante. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 30% dos municípios brasileiros já experimentam as vantagens da nova tecnologia, o que representa uma população de oito milhões de pessoas. Para contextualizar, em apenas nove meses, o 5G superou o tempo que o 4G levou para atingir sete milhões de usuários – que foi de um ano e meio. 

O progresso tem sido tão notável que o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis) o considera uma rápida evolução, especialmente quando comparado com a jornada de implantação do 4G.

No entanto, esta jornada não é isenta de desafios e obstáculos. Ao mesmo tempo em que celebramos as vitórias e avanços, é importante reconhecer e abordar as questões que ainda freiam o pleno funcionamento do 5G no Brasil. Mas antes de mergulharmos nestas questões, vamos primeiro explorar os pontos altos e vitórias do 5G em sua jornada até agora. Vamos conferir? 

As vitórias do 5G: avanço rápido e performance superior

Não é apenas no número de usuários que o 5G se destaca. O salto em termos de desempenho é, de fato, notável. Segundo uma pesquisa recente realizada pela OpenSignal, especialista em avaliar a qualidade das redes móveis, as velocidades médias de download no 5G são pelo menos dez vezes superiores às do 4G. Em algumas cidades, como Recife, essa diferença pode chegar a até 18 vezes. 

Esta performance superior do 5G abre caminho para uma série de benefícios, desde a melhoria da experiência de usuário na navegação pela internet e download de arquivos, até o suporte para uma infinidade de inovações tecnológicas. Estas incluem a Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, além de setores críticos como a telemedicina e os veículos autônomos. 

Além disso, o estudo da OpenSignal revelou que a velocidade de download ultrapassa os 250 Mbps em todas as 27 capitais do país. Em três cidades – Porto Alegre, Teresina e Curitiba – a velocidade chega a mais de 400 Mbps, se aproximando das velocidades oferecidas atualmente em pacotes mensais de internet banda larga. 

A cobertura do 5G no Brasil: os dados que importam

A rápida adoção do 5G foi possível graças a uma série de autorizações concedidas pela Anatel, permitindo que 1610 municípios brasileiros adotassem a tecnologia. Deles, 150 já têm a conexão disponível, reforçando ainda mais a abrangência desta nova geração de internet móvel.

O 5G tem sido particularmente bem sucedido nas cidades com maior população, que correspondem a 43% do total de habitantes do Brasil. Isso significa que quase metade da população do país já está coberta pela nova rede, um feito considerável para um período tão curto de tempo. Brasília, a capital do país, foi pioneira nesse movimento, liderando o processo e se tornando a primeira cidade a receber o 5G.

Obstáculos e desafios da implantação do 5G

Apesar do avanço impressionante, a implementação do 5G no Brasil ainda enfrenta desafios substanciais. Mesmo em cidades onde a tecnologia está disponível, há relatos de usuários que encontram dificuldades para manter uma conexão constante. Isso pode estar ligado à compatibilidade do dispositivo do usuário com a nova tecnologia ou à necessidade de estar próximo a uma antena 5G.

Um desafio significativo está na instalação das antenas. Devido à sua alta frequência, as ondas do 5G têm um alcance mais limitado e são mais facilmente obstruídas por objetos físicos, necessitando de uma quantidade maior de antenas para garantir uma cobertura eficiente. Segundo a Abrintel e a Conexis, o 5G utiliza cinco vezes mais antenas do que o 4G.

O atual regulamento da Anatel estabelece que as operadoras de telecomunicações devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes, com a meta de atingir uma antena para cada dez mil habitantes até 2025. No entanto, a burocracia na aprovação de licenças para as antenas de pequeno porte do 5G tem impactado na velocidade dessa instalação, em grande parte devido às legislações municipais.

A compatibilidade dos dispositivos móveis com o 5G também é uma questão relevante. No momento, 126 modelos de smartphones estão homologados pela Anatel para se conectarem à rede de quinta geração. Entretanto, isso ainda representa uma parcela pequena do mercado de dispositivos móveis no Brasil, o que significa que muitos usuários ainda não têm acesso à tecnologia, mesmo estando em uma área de cobertura.

Apesar destes desafios, a Anatel e outras instituições envolvidas veem a implementação do 5G no Brasil como um sucesso. De fato, o progresso até agora tem sido notável, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que o 5G atinja todo o seu potencial e beneficie todos os brasileiros.

O futuro do 5G no Brasil

O 5G tem o potencial de revolucionar não apenas como nos comunicamos, mas também a forma como vivemos e trabalhamos. Ele pode impulsionar o surgimento de cidades inteligentes, facilitar o uso da telemedicina, melhorar a segurança pública através de vigilância aprimorada e muito mais. Dessa forma, o futuro do 5G no Brasil é extremamente promissor e sua jornada até agora é apenas o começo.

Se você está no setor de telecomunicações, considere como sua empresa pode desempenhar um papel ativo na adoção do 5G. Há uma série de oportunidades, desde o desenvolvimento de infraestrutura até a criação de aplicativos e serviços que aproveitem a velocidade e a capacidade do 5G. 

Na MarkP, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a navegar neste cenário em constante evolução. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo o potencial do 5G.

Outras publicações: