Desbravando o ecossistema digital: as principais redes sociais no Brasil em 2023

O digital permeia o cotidiano do brasileiro e as redes sociais são peças-chave nesse cenário. Seja para momentos de lazer, comunicação com entes queridos ou ainda propósitos profissionais, as redes sociais conquistaram seu espaço e estão aqui para ficar. Mas qual é o panorama dessas plataformas no Brasil em 2023? Vamos conferir!

Facebook Messenger

O braço de comunicação do gigante Facebook é mais do que relevante no cenário nacional. Contabilizando cerca de 62 milhões de usuários, esse número expressivo pode ser comparado à população conjunta de Minas Gerais e São Paulo! A popularidade do Messenger no Brasil está diretamente ligada à sua integração com o Facebook e sua funcionalidade de Stories exclusiva, mantendo-o como um canal de comunicação indispensável para muitos brasileiros.

LinkedIn

O LinkedIn consolida-se como a principal plataforma global de networking profissional. No Brasil, cerca de 63 milhões de usuários encontram nesse espaço a oportunidade de estabelecer conexões empresariais, alavancar suas carreiras e adquirir conhecimentos por meio do LinkedIn Learning.

TikTok

Esta plataforma revolucionou a forma como o conteúdo é consumido, através de vídeos curtos e dinâmicos, feitos tanto por personalidades quanto por usuários comuns. Com 82 milhões de usuários no Brasil, o TikTok tornou-se um espaço para diversão, informação e até mesmo emoção.

Facebook 

Embora tenha perdido um pouco de terreno ao longo dos anos, o Facebook ainda mantém seu lugar de destaque, contabilizando 109 milhões de usuários no Brasil. Continua sendo o espaço privilegiado para cultivar relacionamentos e encontrar grupos de discussão, vendas e oportunidades de emprego.

Instagram

O Instagram tornou-se sinônimo de compartilhamento de momentos. Com uma base de usuários de 113,5 milhões de brasileiros, essa plataforma tornou-se popular graças à sua diversidade de funções, como vídeos, stories e reels, e a crescente adesão por parte das empresas. 

YouTube

O reino do conteúdo em vídeo pertence ao YouTube, ocupando a segunda posição no ranking com cerca de 142 milhões de usuários no Brasil. A plataforma oferece uma variedade quase infinita de conteúdo, que vai de games, música, lives até canais infantis, como o mundialmente famoso Galinha Pintadinha.

WhatsApp

Liderando a lista, o “Zap Zap” possui 169 milhões de usuários no Brasil, o que representa cerca de 93% dos brasileiros com acesso à internet. Este app é uma ferramenta completa de comunicação, permitindo a troca de mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo, tornando-o parte integrante da vida dos brasileiros.

Este panorama das redes sociais mais usadas no Brasil é uma demonstração do quanto o digital se enraizou em nosso cotidiano. E em um mundo cada vez mais conectado, é essencial que as empresas conheçam e saibam como navegar neste ecossistema para alcançar seu público-alvo de forma efetiva. Seja onde for, a MarkP está aqui para ajudá-lo a maximizar sua presença digital.

Outras publicações: