Impulsionando a sustentabilidade: histórias de sucesso ESG para o Dia Mundial do Meio Ambiente

À medida que as mudanças climáticas e as questões sociais avançam, é cada vez mais essencial que as empresas incorporem práticas ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) em suas estratégias de negócio. Segundo a Universidade de Cornell, a cada US$ 4 investidos, pelo menos US$ 1 é destinado para ESG. Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos destacar cinco empresas que se destacaram no guia “Melhores do ESG” da EXAME e que servem de inspiração para todos nós. 

1. Raízen (Energia) 

Liderando o setor de Energia, a Raízen tem se dedicado a combater as mudanças climáticas. Apesar de ser parte de um setor responsável por 19% das emissões de gases poluentes, a empresa tem como objetivo uma economia de baixo carbono. A Raízen estabeleceu quatro eixos principais: gestão de emissões, tomada de decisões atrelada à governança, transição energética e incentivo ao seu ecossistema. Com metas claras, como a redução de 10% da pegada de carbono do açúcar e etanol até 2030, a Raízen mostra que a sustentabilidade pode ser alcançada. 

2. Suzano (Celulose e Papel) 

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, reconhecida por sua atuação durante a pandemia, tem um desafio único: preservar o meio ambiente enquanto extrai compostos dos eucaliptos. A empresa adotou uma estratégia focada na diminuição de impactos negativos, plantando e preservando árvores nativas em mais de 35% de suas áreas. Essa iniciativa permite que a Suzano capture e mantenha estocadas mais de 270 milhões de toneladas de CO2, ajudando a combater as mudanças climáticas e preservar recursos hídricos e a biodiversidade. 

3. Ambev (Bebidas) 

A Ambev, reconhecida na categoria de Bebidas e Comidas, tem como objetivo ir além da produção de cervejas. Com metas ambiciosas, planeja ter 100% de seu portfólio em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. Um dos destaques da Ambev é o Guaraná Antarctica, primeiro refrigerante a ter suas garrafas PET feitas com plástico 100% reciclado. 

4. O Boticário (Cosméticos e Perfumaria) 

O Grupo O Boticário, na categoria Bem-Estar, destaca-se pelo esforço em criar ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos. A empresa tem como meta que, até 2023, metade de seus colaboradores sejam pretos e que, até 2025, metade dos cargos de diretoria sejam ocupados por mulheres. O Boticário entende que a valorização da diversidade é fundamental para o sucesso da empresa e da sociedade. 

5. Itaú (Finanças) 

Como o maior e mais valioso banco da América Latina, o Itaú tem como objetivo tornar a gestão financeira mais acessível a todos os empreendedores brasileiros. O banco apoia o empreendedorismo para ampliar o desenvolvimento social no país e busca promover a independência e a inclusão financeira. Através do iti, seu banco digital gratuito, o Itaú pretende contribuir para o crescimento de 300 mil micro, pequenas e médias empresas até 2026. 

Estas cinco empresas são prova de que as práticas ESG não são apenas éticas, mas também benéficas para os negócios. Seja diminuindo as emissões de gases poluentes, promovendo a inclusão ou apoiando o empreendedorismo, as ações ESG podem ter um impacto significativo. À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, esperamos ver ainda mais histórias de sucesso como estas. 

Outras publicações: