Resiliência corporativa: como a transformação digital nos negócios ajuda empresas enfrentarem crises

Após as muitas transformações e desafios que o mundo enfrentou nos últimos anos, as mudanças no mercado de trabalho seguem acontecendo, principalmente com a transformação digital ocorrida no ambiente corporativo, que em sua maioria passou a colocar o digital no centro da estratégia.

Um dos desafios desta mudança foi a infraestrutura e manutenção do digital, que muitas empresas não contavam com expertise ou mão de obra interna para começar projetos de TI do zero. É neste cenário que entram os provedores de serviços de negócios digitais, os quais possibilitaram uma retomada nas iniciativas de inovação que desenvolveram em conjunto com fornecedores e parceiros de TI.

O campo da tecnologia da informação e telecomunicações também tem se destacado dentro dos negócios com a computação em nuvem, segurança, inteligência artificial, analytics e serviços gerenciados, recursos que estão em alta e estão sendo cada vez mais adotado nos ambientes corporativos, tanto para fins de atributos competitivos diante a concorrência, como para resiliência do negócio ou promoção de práticas mais sustentáveis (menor emissão de carbono).

Todas essas inovações, marcaram a presença no digital, mas também culminou no desafio de manter-se presente com o seu consumidor, o que também endossou uma outra necessidade: parceiros que melhorem a comunicação por meio do digital e que posicionassem suas marcas para seus leads.

No relatório da ISG Provider Lens Digital Business Enablement and ESG Services Archetype de 2022, que analisou o comportamento e arquétipos de empresas com a transformação digital, revela que para enfrentar os desafios econômicos e de negócios em andamento, incluindo a necessidade de descarbonização, as empresas desenvolveram diferentes tipos de roteiros de negócios em torno de serviços em Nuvem e novas tecnologias digitais.

Além disso, o relatório também conclui que a implantação acelerada de projetos de negócios digitais e a adoção de programas ESG são vistas como grandes vantagens competitivas para as organizações no cenário brasileiro.

Com isso, a transformação digital segue sendo uma das chaves fundamentais para a continuidade dos negócios. E sua empresa, já adotou o digital como o centro da estratégia do negócio?

Outras publicações: