O que outras áreas podem aprender com os avanços tecnológicos na saúde?

Muitas incertezas surgem no mercado de trabalho quando novas tecnologias aplacam e automatizam e agilizam o trabalho de mão de obra humana. Junto às incertezas, surgem também os questionamentos: meu trabalho será substituído por um robô? Como competir com um computador? Vou ter que adicionar ainda mais qualificações e cursos para ficar páreo com essa tecnologia? Será melhor trocar de área antes que meu trabalho seja extinto por uma máquina?

Apesar de dúvidas válidas, não é necessário olhar a tecnologia como inimiga e um bom exemplo é o uso dos avanços tecnológicos na área da saúde, que não substitui o trabalho humano, muito pelo contrário, estimulou o crescimento desse mercado e novas especializações e estudos.

Essa manobra de usar a favor e não como competição permitiu que muitos profissionais dominassem as técnicas mais modernas e se tornassem valiosos para seus nichos de atuação, e é raciocínio de domínio das novas tecnologias em prol do seu trabalho que deve ser avaliado.

O que aprender com os avanços na tecnologia aliado com a mão de obra na saúde?

Um bom exemplo é o caso dos raios X e dos transplantes, com os avanços nesse campo não cessaram e ainda há projeção de expectativa dos cientistas possam criar órgãos eficientes usando impressoras 3D, que não sejam rejeitados pelo corpo, em um futuro próximo. Tal método beneficiou a medicina a longo prazo, assim como muitos outros, permitindo novas áreas de estudo e expansão de atuação.

Há quem conteste que os avanços na saúde não podem ser comparados com outros, como profissionais que atuam diretamente com tecnologias, pois a primeira vêm para suprir uma necessidade, já a outra para modernizar os padrões de trabalho, mas é incontestável que mesmo com muitas tecnologias sendo desenvolvidas e aprimoradas, o fator humano ainda se faz necessário, pois mesmo que não se trate de saúde, há sempre pessoas envolvidas no processo ou como parte de consumo do produto final.

O toque humano é necessário, pois as máquinas podem dar resultados e processos mais exatos, mas não contam com as variáveis circunstâncias que surgem no cotidiano da sociedade, e são tais fatores que contribuem para que seja pensado em soluções que facilitam o dia a dia e melhorem a qualidade de vida humana, ampliando acesso à serviços, mas sempre pensando na ética necessário e no compromisso e impacto com meio ambiente, considerados questões subjetivas para um computador, mas essenciais para um bom convívio social.

Não é preciso se preocupar com a substituição do trabalho e sim com quais maneiras e estudos podem ser desenvolvidos para dominar e usar as tecnologias a favor do trabalho, agilizando processos e dando espaço para outras questões, como o foco em estratégia e pessoas para crescimento no mercado e um bom ambiente corporativo.

Em suma, a medicina de hoje e os avanços na saúde nos ensinam uma lição valiosa sobre como ter a tecnologia como uma aliada para nos beneficiar de mais campos de estudos e técnicas mais precisas, que elevaram a qualidade e assertividade de resultados, independente da área, sem substituir o fator humano.

Outras publicações: