Energia sustentável como vantagem competitiva e responsabilidade verde: o porque sua empresa deve dar mais importância para o assunto!

Atualmente, muitas empresas buscam maneiras de se desenvolver sustentavelmente, com redução de custos e utilizando-se do surgimento ou aprimoramento de tecnologias para isso. O uso e produção de energias renováveis se mostra com uma excelente oportunidade, pois têm a capacidade de reduzir custos e modernizar as empresas, o que acaba determinando um fator de competitividade no mercado.

Mas antes de seguirmos para o seu papel no mundo dos negócios, vamos explicar que energia sustentável é toda a energia elétrica que é obtida por meio de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente.

Nos negócios, o setor de sustentabilidade vem ganhando grande importância e espaço nos últimos anos, sendo a área de energia uma das que ganham mais destaques devido seus benefícios nos custos a longo prazo, como maior controle dos gastos mensais devido ao planejamento de consumo, adotar medidas que ajudam a reduzir contas e contribuir para o bem-estar do meio ambiente, como o exemplo de uso de placas de energia solar, práticas de sustentabilidade como o controle de uso de energia, água e materiais não recicláveis, entre muitas outras práticas.

Não só grandes empresas se beneficiam desse mercado, como mostra a pesquisa da Sebrae em parceria com o IBGE, divulgado em novembro de 2022, que revela que 74% dos pequenos negócios já adotam o consumo racional de energia, além de 71% de Microempreendedores Individuais também aderirem práticas sustentáveis.

As modalidades mais conhecidas e usadas de energias sustentáveis são a solar, eólica, hidráulica e maremotriz, tendo um maior destaque para as vantagens de uso solar nas empresas, sendo que é possível adotar um sistema próprio de energia com a compra de placas de captação, que podem ter até 25 anos de vida útil. 

O Brasil ganha grande destaque no assunto por possuir um amplo território com muitas fontes e possibilidades de produção e uso de energia sustentável e renovável, podendo ser líder global nos próximos anos com a produção e distribuição para o mercado. Também destacamos como o mercado de energia sustentável vem se expandindo em soluções e tecnologias, sendo um dos setores que mais recebem aportes financeiros nos últimos anos.

A sociedade e o meio ambiente também entram no debate da importância de alternativas mais verdes nas empresas e na manutenção dos negócios. Nos últimos anos, vemos os países, entre eles o Brasil enfrentando crises energéticas que acarretam no crescimento desenfreado de tarifas e alta nos preços das contas no fim do mês. Além da parte financeira, também há a preocupação com o aumento descontrolado do efeito estufa e desmatamento, crescendo a emissão de CO2, altamente nocivo para o meio ambiente. Nos próximos anos, não será apenas um fator competitivo, mas também um apelo pelo papel social das empresas com a sustentabilidade e manutenção do bem-estar do meio.

Após esse overview pela crescente importância e busca por energias mais sustentáveis, não só por acrescentar um fator competitivo a sua empresa e reduzir os custos, como também o desempenho de um papel social mais responsável, empresas de todos os portes e segmentos devem voltar mais atenção para o assunto se não possuem ainda práticas verdes, para começar a adotar medidas em seus negócios, e as empresas que já participam do Movimento Verde, seguir implementando cada vez mais sustentabilidade e propagar os benefícios para o mundo dos negócios.

Outras publicações: