Benefícios do marketing preditivo e como usá-lo em sua empresa

O que é?  

Mas antes de falar na tendência, o Marketing Preditivo é a maneira de prever (como diz o nome) o comportamento do consumidor por meio de análise de dados. Com essas informações mais estruturadas é possível traçar estratégias adequando a comunicação de sua empresa conforme o que está sendo mais consumido, além de prever novas formas de publicidade ou, até mesmo, readequar as ofertas dos seus produtos ou serviços.  

As grandes companhias que buscam incrementar as vendas já vêm se adiantando para usar Marketing preditivo em suas estratégias de negócios, por isso a contratação de cientistas de dados, estatísticos, engenheiros e profissionais de comunicação especializados. Além disso, também se relaciona profundamente com o Data Science, devido ao alto volume do uso de dados nas aplicações.  

Mas a boa notícia é que não precisa ser uma grande empresa ou ter uma equipe robusta para se utilizar de seus benefícios, pois hoje já existem plataformas que contam com análise que colocam o machine learning e a modelagem estatística diretamente nas mãos dos “não-técnicos” times de marketing e vendas. Também há agências especializadas que realizam este tipo de análise.  

Essa “facilidade” vai permitir que sua equipe tenha acesso aos dados de segmentação aprofundada, descoberta de características dos clientes ou usuários do serviço atuais e a previsão de seu comportamento futuro.  

Como o marketing preditivo impacta o relacionamento do cliente para o público B2B e e-commerce?  


Para o segmento B2B e e-commerce tradicional os resultados são ainda melhores devido ao alto custo de aquisição de clientes que esses negócios podem ter, com os modelos estatísticos, o marketing preditivo consegue prever cenários possíveis e prováveis e tentar eliminar surpresas no relacionamento com clientes.  

Mas outro benefício surge na comunicação digital: a pluralidade de canais e a unidade que o discurso das marcas precisa ter. A análise preditiva auxilia no entendimento global e uniforme do consumidor, como se criasse um mapa de interações, isso vai possibilitar uma estratégia mais efetiva na escolha do discurso que vai atingir o público-alvo desejado, trazendo um impacto positivo para o marketing e para as vendas.  

O raciocínio desta análise passa por três etapas: a descoberta – compreender e identificar o comprador ideal, a pontuação – priorização de leads ao estimar quais deles são os mais propensos a se tornarem clientes e o enriquecimento – lacunas preenchidas por dados que fornecem insights sobre as necessidades do lead, seus interesses e suas intenções.  

Para ter resultados efetivos na apuração desses dados é necessário um trabalho integrado entre marketing e vendas, as áreas que cuidam de ponta a ponta do consumidor.  

Agora que você já sabe dos benefícios e dos impactos no aumento das vendas, captação de leads e relacionamento do consumidor que o Marketing Preditivo pode gerar, já pode inserir ou fortalecer sua estratégia neste ano!  

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